Café, Curiosidades da Roça, Queijo, Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira: Referência em alta gastronomia

A Serra da Mantiqueira é conhecida pelo seu especial clima de montanhas, rica em estâncias hidrominerais, cujas águas são famosas pelas suas qualidades terapêuticas. Essas combinações, muito particulares, contribuem para estabelecer uma cafeicultura, ao mesmo tempo tradicional e moderna, que se diferencia pela qualidade dos grãos e consistência na produção e fornecimento.

Além do café, aqui também é produzido o melhor queijo de leite cru do Brasil, azeite extra virgem premiado, doces, trutas, alcaparras, olivas.

Toda essa fartura se deve ao conjunto do clima, latitude e altitude , criando um ecossistema perfeito para a produção.

Muitas das receitas são passadas de geração para geração, a agricultura é familiar, mantendo a qualidade na produção de queijos, cafés e doces. Por isso a Serra da Mantiqueira é referência no Brasil e no mundo pelos seus produtos artesanais.

Queijo Artesanal

Queijo artesanal Alagoa

O Queijo artesanal Alagoa é elaborado com Leite Cru e produzido nas montanhas altas e frias de Alagoa – MG, a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira, Caminho Velho da Estrada Real. É um queijo democrático que harmoniza com tudo.

A origem da produção está em imigrantes italianos que foram morar na cidade. A região seria parecida com a da Itália onde é produzido o parmesão de Parma, e consequentemente, a produção foi possível em versão alagoense. O terroir da cidade, que soma a altura da serra, o silo que a vaca come – que consequentemente interfere no sabor do leite, a temperatura, a água da mina, tudo influencia no sabor único do queijo artesanal de Alagoa.

Café especial

Lavoura de café em Carmo de Minas

A ligação com a produção de café de altitude teve início em 1912, quando a Fazenda Sertão colheu as suas primeiras sacas de café. Nossa microrregião é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus cafés, que possuem características únicas e raras não encontradas em nenhum outro lugar, conquistando a posição de produtora de um dos melhores cafés do mundo.

São produzidos diversos tipos de café, o bourbon amarelo, frutado, moca, entre outros…

O sabor se difere pela acidez, corpo e amargor. Ao tomar o café sem açúcar, é possível sentir um doce natural, e notas de castanhas e chocolate dependendo de sua torra.

Azeite extra virgem

Colheita de Azeitonas na Serra da Mantiqueira

É muito comum as pessoas não saberem que o Brasil também produz azeite de alta qualidade. Devido ao clima de montanha e topografia da Serra da Mantiqueira, é possível produzir um azeite com acidez baixa, considerado um azeite premium.

O cultivo das oliveiras é feito na Serra da Mantiqueira, a 1.400 metros de altitude. As azeitonas são colhidas manualmente e em menos de quatro horas já estão preparadas para a extração do azeite. Esse cuidado resulta em um extravirgem de grande frescor, baixa acidez, com aroma e sabor excepcionais.

Referência na produção de alimentos artesanais

A forma com que o cultivo e produção é feito na Serra da Mantiqueira nos prova que é possível ter uma alimentação mais consciente e sustentável.

A agricultura familiar gera empregos e melhora a economia local, é sustentável e além de todos esses benefícios, os produtos artesanais tem uma qualidade superior aos produtos industrializados.

Você também pode ter uma alimentação mais consciente mesmo morando nas cidades grandes, o Uai Mantiqueira é um clube de assinatura que envia todo mês para a sua casa produtos artesanais da Serra da Mantiqueira, dentre os produtos você encontra queijos artesanais, café especial, doces, mel, embutidos, bebidas artesanais, temperos, entre outros.

Artigos similares

Deixe uma resposta